20 dicas para sua dieta dar certo

20 dicas para sua dieta dar certo para emagrecer

20 dicas para sua dieta dar certo







Começar uma dieta parece fácil, mas, após os primeiros dias, os desejos e a preguiça começam a aparecer. Para não desanimar, confira 20 dicas para sua dieta dar certo e afaste-se dos vilões.

  • Regra básica
    É sempre importante se alimentar em intervalos de 3 em 3 horas. Esse hábito, além de favorecer o bom funcionamento do organismo, prevenindo hipoglicemia, evita que sejam cometidos exageros nos horários das refeições principais.
  • Dá-lhe fibras!
    Consumir alimentos ricos em fibras é sempre muito bom! De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi: "Eles formam uma espécie de gel no estômago, diminuindo o espaço gástrico e aumentando a saciedade". Valem: aveia, linhaça, farelo de trigo, pães e biscoitos integrais, por exemplo.
  • Fome X frustração
    Para a psicóloga Alice Santana, a comida preenche de maneira ilusória a sensação de vazio causada, muitas vezes, por frustrações cotidianas. "Prestar atenção naquilo que a motiva a buscar um alimento é determinante para o sucesso da auto-percepção. Muitas vezes estamos preocupados, com raiva, frustrados, muito alegres, dentre tantas emoções que fazem parte da nossa rotina e acabamos buscando algo para comer, como se fosse uma necessidade", completa a psicóloga do Centro de Cirurgia de Obesidade e Metabólica, Andreza Wurzba.
  • Dieta ideal
    Ter prazer em comer faz toda a diferença. E com a escolha da dieta é a mesma coisa. Por isso, não adianta recorrer à "Dieta da Sopa" por exemplo,
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  • se você não gosta de sopa e sabe que não vai aguentar por muitos dias. O legal é conciliar alimentos que você gosta ou adaptá-los para seu emagrecimento.
  • Vá com calma...
    "Mastigar e engolir a refeição rapidamente ajuda a engordar", diz a nutricionista Isabella Correia. Quanto mais rápido a comida é mastigada e engolida, maior se torna o espaço no estômago para receber novos alimentos, fazendo com que a pessoa coma mais.
  • Faça um diário
    Uma ótima maneira de perceber erros e excessos da sua dieta, é fazer um diário. Isso mesmo, anote tudo sem restrições. Seja um jantar completo ou um bala no meio do dia. Assim, você saberá quais são os pontos fortes e quais suas fraquezas em relação à dieta, ficando mais fácil contorná-las.
  • Organize-se
    Uma dica tudo-de-bom para não fugir do cardápio, é sempre planejar e preparar as suas refeições com antecedência. Assim, você fica menos vulnerável às tentações causadas pelo cansaço ou imprevistos!
  • Mais e mais serotonina!
    "Alimentos ricos em vitamina B6 e magnésio, como lentilha, gérmen de trigo, aveia, arroz integral, queijo tofu, castanha do pará e gergelim, também auxiliam a produção de serotonina e reduzem a ansiedade", afirma a nutricionista Thamires, evitando aquele ataque fora de hora à geladeira, sabe?
  • Sem monotonia
    Estar de dieta não quer dizer comer as mesmas comidas sem graça todos os dias. Que tal buscar novas receitas em sites ou investir em um livro com sugestões saudáveis e deliciosas?
  • Café da manhã, sim, senhora!
    Pular o café da manhã é uma rotina comum para algumas pessoas, mas não é um opção inteligente, não. "Você acaba comendo ainda mais na
    • próxima refeição, e de quebra, confunde todo seu metabolismo, podendo até levar ao aumento de peso", afirmam as escritoras Lyssie Lakatos e Tammy Lakatos Shame, no livro Acelere seu Metabolismo.
    • Eles salvam!
      Para dar aquela enganada na fome entre as refeições, e fugir das tentações, tenha sempre em mãos uma barrinha de cereal. "Ela é rica em fibras e pobre em calorias. Aposta mais que certa!", fala a nutricionista Viviane.
    • Amigos, amigos... dieta a parte!
      Atenção ao grupo de amigos. Não tem jeito... Para não cair em tentação nas festas e baladas, o melhor mesmo é fazer uma refeição saudável antes de sair de casa. Mas se isso não for possível, coloque seu controle à prova e faça escolhas inteligentes: "prefira por assados à frituras, beba bastante água e evite bebida alcoólica", sugere a nutricionista Aline.
    • Todos amam pizza!
      Sabia que há um jeito de não sabotar sua dieta, acelerar seu metabolismo e ainda se deliciar com uma superpizza no fim de semana? Prefira uma versão com massa mais fina e recheio de legumes e vegetais, que tem menos gordura e caloria. Mas claro... só uma fatia, tá? A regra vale para outros pratos que tenha vontade. Tenha prazer, mas pense light!
    • Não desista
      Só porque você jantou fora ontem e cometeu alguns excessos não quer dizer que tem que dar por terminada a dieta! Os deslizes acontecem e não são sinal de fracasso. Apenas, levante a cabeça e continue em frente nos dias seguintes.
    • Para a vida
      Se você tem um histórico de problemas com excesso de peso, não pense que fazer uma dieta é só uma questão de enxugar os quilos que deseja. Afinal, se você voltar aos hábitos antigos, com certeza vai engordar novamente. Por isso, adotar hábitos saudáveis na alimentação precisa se tornar uma rotina. "Por isso, é importante se convencer de que quer isso para a vida", encerra a alerta a psicóloga Andreza.
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